Dia Mundial da Água marca o lançamento da série animada “As Aventuras da Marigota”

Quem acompanha o Instituto Equipav já ouviu falar da Marigota. Quem ainda não conhece, poderá acompanhar a estreia da série “As Aventuras da Marigota” nesta quarta-feira, dia 22 de março, o Dia Mundial da Água.

A série narra, em forma de fábula para o público infantil, as aventuras da jovem Marigota, uma esperta Gotonauta – simpáticos seres com forma de gota d’água – moradora da cidade aquática de Aguápolis. Com a ajuda de seus amigos e do seu cachorrinho Bisnágua, ela supera diversos desafios, sempre de uma forma antenada, sustentável e protegendo o meio ambiente dos Zumbolhas e do ganancioso Baiacool – criaturas que espalham sujeira e poluição por onde passam.

“O objetivo principal é conscientizar as crianças e os pais sobre a importância de preservar os recursos hídricos do planeta”, afirma Nikolas Maciel, fundador da produtora Nimboo’s, criadora da série. “Muito mais que entreter, a série tem o objetivo de transmitir uma mensagem de preservação do meio ambiente, tanto do ponto de vista da natureza que nos cerca, como das relações entre os seus habitantes”, completa.

Para o Instituto Equipav, a intenção é promover um diálogo direto com o público, principalmente com crianças e adolescentes em idade escolar, e servir como complemento para atividades educativas em escolas e projetos sociais, despertando a atenção do público para a necessidade de conservar o meio ambiente e os recursos naturais do planeta.

O projeto teve seus primeiros passos com a criação do curta-metragem “A Invasão dos Zumbolhas”, em 2012. A ideia era criar um desenho que fosse divertido, mas ao mesmo tempo transmitisse uma mensagem de conscientização para seu público. Na série, Marigota vai buscar soluções para resolver desafios comuns nas cidades, como o acúmulo de lixo, o desperdiço energia elétrica, a falta de gentileza no trânsito e o vandalismo contra o patrimônio público.

A série foi viabilizada por meio da Lei do Audiovisual, com patrocínio do Instituto Equipav, da WestRock e da Valgroup. A primeira temporada conta com 12 episódios de 4 minutos de duração e será veiculada no canal ZooMoo, que faz parte da grade da Sky. Após a estreia, no dia 22 de março, Dia Mundial da Água, às 10h15 e 19h30, um episódio por semana será liberado no canal da Marigota no YouTube (www.youtube.com/canaldamarigota) e aqui no site do Instituto Equipav.