Espetáculo lúdico ensina crianças sobre proteção ambiental

imagem

O projeto Aventuras do Mundo Encanado é uma iniciativa de levar o teatro às escolas públicas por meio de uma abordagem lúdica para conscientizar as crianças sobre os cuidados com o meio ambiente.

As apresentações exploram as características geográficas da região, contextualizado para as problemáticas enfrentadas no dia a dia. Este ano as apresentações contam com tradução simultânea para a linguagem de sinais, democratizando ainda mais a cultura.

O mês de outubro foi a vez dos seguintes personagens entrarem em cena: a Arara-Azul Arareca (Mato Grosso do Sul), a Onça-Pintada Juma (Mato Grosso) e a Tartaruga Casquinha (Região dos Lagos/RJ).

As apresentações na Região dos Lagos do Rio trouxeram um enredo no qual um pescador, inconformado com a degradação das águas e do meio ambiente da região, se junta a uma tartaruga para enfrentar quem tem hábitos prejudiciais e para conscientizar contra o desperdício de água. Casquinha, é uma tartaruga esperta e destemida e junto ao pescador ensina formas melhores de se utilizar a água evitando o desperdício.

“Trabalho bastante com os estudantes o tema abordado na peça dentro de sala de aula, incentivando o zelo com o ambiente, a limpeza do ambiente e o jogar lixo na lixeira. Para eles, é bom ver isso de uma forma divertida, retratando o mundo deles, mas de forma engraçada”, disse a Profª Carolina Nazareth Teixeira Pinheiro professora do terceiro ano da E. M.

Já no Mato Grosso a protagonista das apresentações foi a onça-pintada Juma com poderes para conscientizar as pessoas sobre os cuidados com a natureza. Junto com seus amigos, Juma viaja pelo Mundo Encanado enfrentando os maus hábitos e ensinando as crianças a fazerem sua parte para conservar a água e proteger a natureza.

“Achei bem legal e divertido. Vou falar para minha mãe que não pode jogar lixo nos rios e nem nas ruas e, que devemos cuidar da natureza” disse Emanuele Rodrigues da Silva, aluna do Educandário Espírita Maria de Lourdes.

No Mato Grosso do Sul a protagonista foi a Arareca, uma arara azul a qual é ameaçada de extinção no Pantanal. O espetáculo conta que no pantanal, as araras, peixes, capivaras, onças, tamanduás, jacarés lutam para sobreviver num mundo cada vez mais ocupado pelos seres humanos. A Arareca, adora fazer rimas e cantar Rap e vendo o seu habitat ser destruído e sua espécie ameaçada de extinção, vai com a família até Campo Grande, Mato Grosso do Sul, para conscientizar os seres humanos sobre a importância da preservação ambiental.

De 2013 a 2016, o espetáculo “Aventuras no Mundo Encanado” realizou 518 apresentações gratuitas e impactou diretamente cerca de 98 mil crianças. Este ano é a quinta edição do projeto e serão 160 apresentações gratuitas em teatros, praças e escolas em 6 estados do Brasil.

Viabilizado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, com produção da 3 Apitos Cultura. A iniciativa tem patrocínio via Lei Rouanet da Concessionárias Prolagos e Águas Guabiroba e apoio do Instituto Equipav.

7.2-

download

retiradajpg1